As TVs compatíveis com a tecnologia 3D devem entrar no mercado brasileiro já no início de maio, mas a programação ainda está em fase de testes. Na Copa do Mundo, por exemplo, a Fifa captará apenas 25 partidas com câmeras 3D.
No Brasil, o primeiro teste de que se tem notícia foi feito no desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro em fevereiro, pouco mais de um mês depois da apresentação dos produtos na feira de eletrônicos CES. O sinal foi gerado pela Rede Globo e transmitido pela Net.
As empresas disponibilizaram uma TV com a tecnologia 3D em um hotel. "A reação do público foi excelente. A transição para o HD [alta definição] muda a imagem, mas o 3D transforma a experiência do usuário", diz Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net.
Carvalho defende que o 3D só deslanchará quando toda a cadeia --os aparelhos, o conteúdo, a transmissão e o consumidor-- se movimentar. Mas ele diz que a Net já prepara a sua rede para lidar com esse novo tipo de sinal.
A Globo também realizou experiências durante as gravações da novela "Viver a Vida", mas adianta que o foco para a Copa do Mundo é o conteúdo em alta definição.
A Bandeirantes fez um teste na transmissão da Fórmula Indy em São Paulo. "Foi uma transmissão tranquila e a reação do público é o diferencial, mas ainda é uma coisa limitada", afirma José Emílio Ambrósio, diretor de esporte e jornalismo da Band. "É preciso ter aparelhos que recebam o sinal em 3D. Para colocar na grade da TV aberta, ainda não existem condições."
A falta de uma programação especial para o aparelho é a "questão principal do lançamento" para marcas como a Panasonic. "Em outros países, a Panasonic saiu na frente no lançamento e o grande problema foi a falta de conteúdo. Então, resolvemos sincronizar o lançamento de acordo com a oferta de conteúdo no mercado brasileiro", explica Daniel Kawano, analista de produtos para TV da Panasonic.
Por outro lado, José Fuentes, vice-presidente de eletrônicos de consumo da Samsung, diz que a programação na TV aberta e na fechada já começa a ser viabilizada para o 3D e que o mercado de mídias compatíveis deve crescer em 2011. "Está sendo criado um conteúdo inimaginável."
Os aparelhos
O início do mês de maio marca a entrada das primeiras TVs 3D no Brasil. Pela Samsung, chegarão nove modelos de aparelhos, com opções de LED e de plasma. Segundo Fuentes, uma TV 3D de LED de 40 polegadas, um Blu-ray compatível com a tecnologia, um par de óculos e um filme em 3D sairão por R$ 8.000.
Também em maio devem chegar as TVs 3D da LG, ainda sem preço estimado.
Em agosto, chegam os produtos da Sony, que incluem TVs, tocadores de Blu-ray, projetores e outros aparelhos. A empresa disponibilizará aos usuários do PlayStation 3 uma atualização que irá permitir a execução de mídias em formato 3D no videogame.
A Philips tem previsão de trazer seus produtos em 3D a partir de setembro, segundo Marcelo Natali, gerente técnico de produtos de TVs, áudio e vídeo da empresa. "Teremos a linha completa de 3D, mas a Philips percebe que o 3D ainda tem muitos problemas."
Já a Panasonic tem previsão de trazer as TVs 3D para o país até o final de 2010, mas a marca ainda não sabe como será a logística das vendas dos óculos ou os preços.
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