terça-feira, 4 de maio de 2010

Lula anuncia amanhã Plano de Banda Larga com Telebrás no comando

Depois de seguidos adiamentos, o governo Lula anuncia amanhã seu Plano Nacional de Banda Larga, tendo a Telebras como a gestora do programa que pretende universalizar o acesso à internet rápida no país.
Hoje à noite, diante da "decisão governamental", a Telebrás enviou fato relevante à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) informando que será a gestora do plano, uma obrigação por se tratar de empresa de capital aberto.
Durante a fase de elaboração do plano, a divulgação extraoficial de que a estatal ficaria com a administração do programa fez suas ações dispararem conforme revelou a Folha. Isso levou a CVM a pedir explicações ao governo.
Segundo fato relevante, a Telebrás ficará responsável por "implementar a rede privativa de comunicação da administração pública federal, prestar apoio e suporte a políticas públicas de conexão de internet em banda larga para universidades, centros de pesquisas, hospitais e postos de atendimento", além de prover infraestrutura e redes de suporte a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas e prestar serviço de conexão à internet em banda larga para usuários finais nas localidades onde não exista oferta adequadas desses serviços.
A escolha da Telebrás foi uma vitória da Casa Civil e Ministério do Planejamento, que defendiam o uso da estatal no programa, enquanto o Ministério das Comunicações era contra. A pasta, comandada pelo PMDB, queria entregar a gestão do plano para as empresas privadas.

Um comentário:

Unknown disse...

vamos ver se agora deslancha a banda larga para os menos favorecidos!
estou na torcida!