Taiwan planeja investir mais de US$ 65 milhões no setor de livro eletrônico (e-book) nos próximos cinco anos, informou o Ministério da Economia, por meio do escritório de desenvolvimento industrial. O objetivo é aumentar o faturamento com serviços de publicação digital, criando um serviço similar à livraria on-line Amazon, com a diferença de reunir obras em chinês. Os detalhes sobre o plano devem ser divulgados na próxima sexta-feira.
A iniciativa de Taiwan chega no momento em que o Kindle, lançado em outubro pela Amazon, registra um forte volume de vendas pelo mundo. Só em Taiwan, a previsão é vender meio milhão de unidades no prazo de um ano. Taiwan planeja lançar uma plataforma aberta que permita a cooperação no desenvolvimento e distribuição de conteúdo digital entre as empresas e países.
Essa plataforma irá oferecer publicações digitais em diferentes idiomas, incluindo o chinês. Está previsto um amplo debate, em junho de 2010, sobre os padrões técnicos dessa plataforma, principalmente com a China.
No Brasil, em março que vem, a CBL (Câmara Brasileira do Livro) pretende promover um evento em São Paulo para discutir o impacto do e-book para o mercado editorial e livreiro.
Na semana passada, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou R$ 1 bilhão para programas de apoio à cultura, incluindo recursos para modernizar livrarias e para a comercialização em novas mídias, com a criação de novos modelos de negócios, como o mercado do livro digital.
WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR TECNOLOGIA EM INFORMATICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário