quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Google e Facebook lançam serviço de URLs curtas

O Google e o Facebook lançaram suas próprias URLs curtas (sistema que comprime um link em seu tamanho de caracteres, dentro dos moldes de serviços como bit.ly ou migre.me), segundo anunciaram as companhias na segunda-feira (14).
A nova URL do Google, cujo endereço é goo.gl, ainda não está disponível para "o uso em larga escala" --mas vai estar disponível para o Google Toolbar e para o serviço de RSS da empresa, o Feedburner.
URLs curtas ganharam popularidade nos últimos 18 meses, com o aumento da utilização desse tipo de serviço, a fim de compartilhar links mais facilmente pela web e em sites nos quais há limite de caracteres, como o serviço de microblogs Twitter.
A incursão do Google e do Facebook neste nicho do universo internáutico pode ser um desastre para o bit.ly, que acumula 75% de todas as URLs curtas que circulam no Twitter, de acordo com o diário britânico "The Daily Telegraph". Apenas no último mês, dois bilhões de links foram encurtados pela plataforma --um aumento de apenas 11,8 milhões, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Horas depois dos anúncios feitos pelas empresas, a Betaworks Studios, que ajudou a desenvolver o bit.ly, disse que a companhia estava lançando um novo serviço que permitiria aos usuários criar sua própria URL personalizada por meio do site. A companhia crê que a personalização dos links deve reter a identidade on-line de companhias e negócios, e que isso tem potencial crescer no futuro.

Nenhum comentário: