quinta-feira, 5 de abril de 2012

Maioria dos usuários de smartphones usa apps que informam sua localização

Estudo aponta que 58% das pessoas que têm smartphones utilizam aplicativos que informam sua localização. O número parte de uma entrevista com mil norte-americanos feita pela ISACA, uma organização sem fins lucrativos.
O paradoxo é que 24% dos entrevistados afirmaram que se sentem incomodados com o fato de seus dados serem usados por terceiros, como agências de propaganda. Outros 24% disseram estar preocupados com o que estranhos podem ver, enquanto outros 21% se preocupam com a segurança pessoal.
Uma das possíveis justificativas para essa aparente incoerência é que 43% afirmaram não ler os termos de serviço dos aplicativos, ao mesmo tempo em que outros 25% disseram que, apesar de ler, não acreditam que os documentos sejam muito claros.
Interface do Google Maps Navigation; 59% dos usuários utilizam aplicativos de geolocalização
"Aplicativos de geolocalização podem ser extremamente convenientes, mas também são arriscados. As pessoas precisam aprender a entender como seus dados estão sendo usados e como elas podem desativar essa função", disse Mario Damianides, ex-presidente da ISACA, no release de divulgação do estudo.
A pesquisa vem com quatro dicas de segurança para se conscientizar sobre o uso de tais serviços:
  • Leia os termos de serviço antes de começar a usar um novo aplicativo;
  • Apenas ative a geolocalização quando as vantagens dessa função forem melhores do que os riscos;
  • Entenda que estranhos também podem rastrear os lugares por onde você andou;
  • Pense bem antes de marcar outras pessoas em fotos de redes sociais.

Nenhum comentário: