Empolgado, um anão pula na piscina. Ao lado, a TV local faz imagens de um grupo de garotas sentadas diante de um cenário cujo azul do céu se quase se confunde com o mar.
O sol, o calor, a cerveja e a praia compõem um ambiente tão paradisíaco que seria surreal pensar em um encontro de tecnologia, mais especificamente de mídias sociais, em pleno Nordeste. Pessoas do Brasil inteiro, muitas delas egressas de São Paulo (caso de um dos protagonistas do primeiro parágrafo) estiveram no Desencontro, maior evento desse segmento na região e, quiçá, um dos maiores do Brasil.
Claudinho Castro, 37, que usa o perfil @ahnao no Twitter |
"O objetivo primordial não era o lucro, por isso investimos todo o orçamento no próprio evento", conta o advogado Emerson Damasceno, 40, idealizador do encontro, que virou uma espécie de mecenas da cultura digital. Para a curadoria, ele chamou o jornalista Alexandre Inagaki, 38, que já deu a chancela à Campus Party de São Paulo.
Eles não revelam cifras de investimento no Desencontro, mas, além dos custos dos debates, a festa era geral. Blogueiros, vlogueiros, tuiteiros e afins se divertiam na piscina e na praia, intercalando as apresentações de interesse. Ao final, todos passaram um dia num imenso parque aquático na região metropolitana da capital cearense, que patrocinou o evento.
O apresentador de TV PC Siqueira, 25, que alcançou sucesso no YouTube |
"O Desencontro não é só sobre conteúdo, une pessoas que querem conhecer mais sobre o tema e agrega todos os envolvidos nos painéis. Você troca informações, faz negócios e amizades, coisas impossíveis de fazer se ele não acontecesse", declarou à Folha. "A internet sempre fez parte da minha vida. Consegui tudo por meio dela: amigos, namoradas, trabalho."
Integrante da mesa de humor, outro palestrante carismático era Claudinho Castro, 37, que ficou conhecido pela "Dança do Quadrado", vídeo visto mais de 18 milhões de vezes no YouTube.
Com 1,17 metro de altura, ele também é conhecido pelo sagaz perfil @ahnao no Twitter. "Já fui cobrador de ônibus, office boy, lotérico. Hoje me dedico à carreira de ator", diz ele, emendando que nunca fez papel em cinema. "Exceto Branca de Neve", brinca.
E a internet mudou a sua vida? "Mudou muito! A internet me deixou conhecido no Brasil inteiro. Sou debochado, mas hoje tenho respeito. Estar aqui no Desencontro ao lado de nomes que eu admiro me dá vontade de chorar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário