domingo, 6 de novembro de 2011

Documentário faz boa síntese de legado de Steve Jobs

A avalanche de obituários de Steve Jobs, morto no início de outubro, permite chegar a uma síntese precisa, ainda que simplista, do personagem: um sujeito visionário, perfeccionista ao extremo e eventualmente cruel com seus subordinados.
Habituados a demolir mitos em "Mythbusters", Jamie Hyneman e Adam Savage reforçam o do cofundador da Apple em "Steve Jobs: iGenius", que estreia hoje.
Há poucas imagens em movimento do "rock star" Jobs, mas elas ajudam a entender por que os lançamentos da Apple causavam comoção equivalente à provocada por um disco novo do Coldplay.
"Está no DNA da Apple que a tecnologia sozinha não é suficiente. É a tecnologia casada com artes liberais e humanidades que produz o resultado que faz nosso coração cantar", disse Jobs no lançamento do iPad 2, em março.
Sem depoimentos de funcionários atuais da Apple, naturalmente enlutados e imersos na cultura de sigilo instaurada por Jobs, "iGenius" ouve jornalistas, ex-funcionários e o outro fundador da empresa, Steve Wozniak.
Steve Jobs apresenta o iCloud em San Francisco, em julho deste ano; ele morreu em 5 de outubro, aos 56
O entrevistado mais ilustre é Stevie Wonder, que exalta os recursos de acessibilidade do iPhone para cegos.
Há ainda depoimentos cuja relevância não fica lá muito clara (Pete Wentz, da banda de rock Fall Out Boy?).
Detratores de Jobs gostam de lembrar que ele não inventou o mouse, nem o smartphone, nem o tablet, mas "iGenius" faz bem ao reforçar que é dele o mérito de transformá-los em algo fácil e prazeroso de usar.
Até os críticos mais severos devem se impressionar quando o documentário enfileira as indústrias que Jobs sacudiu: a da música (com o iPod e a loja iTunes), a da animação (com a Pixar) e a da computação (com o Mac, o iPhone, o iPad etc.).
A glorificação tropeça quando o narrador afirma que o iPod, de 2001, "transformou a música numa experiência quase exclusivamente privada", sem mencionar o Walkman, lançado em 1979.
Se não traz nenhuma grande revelação sobre a vida de Jobs, "iGenius" é uma síntese competente de seu legado.
NA TV
Steve Jobs: iGenius
Estreia do documentário
QUANDO hoje, às 22h, no Discovery
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO bom

Nenhum comentário: