A Apple chegou ao seu décimo ano de iPod com a liderança na categoria
de tocadores de música digital. Mas o aparelho, que completou dez anos
no dia 10, representa um segmento em retração.
As vendas do iPod, que ainda tem 78% de participação de mercado, caíram
27% nos três meses encerrados em setembro, com um total de 6,6 milhões
de unidades. Foi o décimo trimestre de retração.
Desde que o aparelho foi criado, a empresa vendeu mais de 300 milhões de unidades - 45 milhões em 2010.
O declínio do aparelho não significa um mau sinal para a Apple. O iPod é
considerado por analistas não só o responsável por revolucionar os
tocadores de música digital, mas também a base de criação para que a
Apple desenvolvesse o iPhone e o iPad, dois dos maiores geradores de
receita para a empresa.
São apontados como "efeito iPod" desde a simplicidade do botão circular,
que pautou o design funcional aos sucessores, até a capacidade do
aparelho de atrair novos consumidores ao mundo Apple, que impulsionou
também a venda de computadores.
"Esta [o iPod] é uma das razões pelas quais criamos o iPhone e o iPod
Touch. Esperamos que as vendas caiam à medida que nós nos canibalizamos
com o iPod Touch e o iPhone", disse o diretor financeiro da Apple, Peter
Oppenheimer, em 2009, na primeira queda das vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário