Os dados de localização de celulares indicaram que 93% dos movimentos humanos são previsíveis, segundo constataram pesquisadores norte-americanos e chineses.
Um estudo publicado na revista "Science" examinou dados anônimos de operadoras de celular, e descobriu que era possível prever os movimentos e a localização das pessoas em 93% do total da base de usuários.
Embora indique algo que as pessoas já sabiam empiricamente, o estudo servirá para gestão de dados em redes de dispositivos móveis, planejamento urbano e combate a possíveis vírus.
De acordo com o jornal "The Daily Telegraph", o estudo mostra ainda que a maioria das pessoas não ultrapassa um raio de 9,5 km durante o período investigado, e que, a qualquer momento, 70% das pessoas voltaram a locais já visitados.
O estudo usou dados de celulares monitorados em um período de ao menos duas horas, e deu informações com precisão de 3,2 km2.
Ainda que houvesse quem se deslocou em áreas maiores que centenas de quilômetros, os dados mostraram que seus movimentos também foram previsíveis --indicando que padrões de viagem também são formuláveis.
Cada usuário visitou uma média de 63 lugares regularmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário