sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ex-alunos lamentam naufrágio de veleiro canadense em comunidade na internet

Ex-alunos do veleiro canadense que afundou na quinta-feira (18) a aproximadamente 550 km da costa brasileira lamentam a notícia do naufrágio em comunidade do site de relacionamento Facebook. A comunidade é destinada a "todos que tiveram a sorte de zarpar para o mar aberto com o SV Concordia" e reúne 548 membros.


A embarcação pertence a uma escola canadense, a West Island College International. Os 64 ocupantes foram resgatados e passam bem.
"Eu nem posso imaginar o que deve ter sido implementar exercícios de segurança reais e ficar sentado por horas em uma balsa salva-vidas, sem saber o que ia acontecer! O fato de o Concordia estar no fundo do mar me entristece e e só posso pensar em todas as lembranças, imagens, a vida a bordo (...) O Concordia vai navegar nas nossas memórias para sempre", escreveu Sarah Kim.
Wojtek Wacowski, que afirma ter sido imediato do veleiro entre 1995 e 2001, pediu aos ex-alunos que descrevessem o que a experiência na embarcação significava para eles. "Confie em mim --sua mensagem será útil. Sugiro que você tente relembrar todos os treinamentos e como você se preparava para emergências (...) Será um importante registro da cultura de segurança a bordo do SV Concordia."
Muitas pessoas identificadas como ex-alunos atenderam ao pedido, lamentando o naufrágio e relembrando as viagens que fizeram no veleiro.
"De coração partido. Ele me mostrou o mundo. Estou muito feliz que todos estejam bem", escreveu Melissa Pundsack.
"Uma rádio vai me entrevistar sobre a vida a bordo do Concordia. Oh, por onde começar? Ainda estou em choque. Não posso acreditar que ele se foi!", escreveu Lisa Cook-McGowan.
"Estou completamente devastado. Ele era um grande navio, e o ano em que o chamei de casa foi sem dúvida o mais memorável da minha vida. Estou tão feliz por saber que todos estão sãos e salvos. Sua falta será sentida", escreveu Christina Moon.
"Agradeço a Deus por todos aqueles exercícios de segurança. Nada pode preparar você para algo como isso, mas eles sempre fizeram eu me sentir mais seguro quanto possível. Muito obrigado aos brasileiros que os salvaram", escreveu Kirstie Rulka.
Naufrágio
De acordo com a assessoria da Marinha, o chamado de resgate feito pelo veleiro foi recebido por volta das 17h de quinta-feira (18). A embarcação havia saído de Recife em 8 de fevereiro e seguia em direção a Montevidéu, no Uruguai. No trajeto, porém, ela enfrentou forte ventania, o que levou a embarcação a emborcar e naufragar, afirmou um tripulante à Marinha.
A Marinha informou que entre os ocupantes do Concordia estavam 47 estudantes de ensino médio e superior, de ao menos nove nacionalidades. A previsão é que os ocupantes --que estão em dois navios mercantes-- desembarquem entre as 10h e as 12h deste sábado (20), conforme as condições climáticas.

Nenhum comentário: