O governo de São Paulo lançou nesta semana uma ferramenta que permite ao trabalhador saber qual é o salário médio pago por ocupação, mostrando as remunerações em todos os municípios do Estado e também em outras unidades da Federação.
O interessado pode consultar no chamado Salariômetro qual foi o salário médio de pessoas contratadas no últimos seis meses no mercado formal com o perfil escolhido. Também é possível saber quantas contratações foram feitas para esse tipo de vaga nos últimos seis meses.
O salário médio de uma professora de educação infantil, que trabalhe em São Paulo, tenha idade entre 30 e 39 anos e curso superior é de R$ 984, por exemplo, segundo o Salariômetro. Nos últimos seis meses, foram feitas 70 contratações neste perfil na capital paulista.
O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, afirma que a ferramenta também é útil para os empregadores. "A empresa que precisa contratar poderá se informar sobre quanto as outras empresas estão pagando para esses profissionais."
A consulta deve ser realizada pelo site do Salariômetro. O instrumento é gerenciado pela Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho) e foi desenvolvido em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP).
Para o pesquisador da Fipe, Hélio Zylberstajn, a ferramenta torna mais ágil e rápido o processo de busca de informações sobre salário. "E sem custos, nem para o trabalhador, nem para o empregador".
Como fazer
Para ter acesso às informações, o interessado deve preencher um formulário com informações sobre o cargo, além de outros dados, como faixa etária, escolaridade, setor e unidade da Federação.
Os cálculos são feitos a partir dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), bancos de dados mantidos pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a partir de informações administrativas de todos os estabelecimentos do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário