A Microsoft recebeu nesta quinta-feira (18) aprovação incondicional da União Europeia para a aliança planejada com o Yahoo! no mercado de buscas dominado pelo Google. Em dezembro, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a parceria entre Microsoft e Yahoo! no Brasil.
Sob os termos da parceria anunciada em julho do ano passado, o sistema de buscas on-line da Microsoft, Bing, vai se tornar plataforma de pesquisas para ambas as empresas, enquanto o Yahoo! se foca em atrair grandes anunciantes para os sites das companhias.
O Google tem 90% do mercado global de buscas on-line ante fatia combinada de 7,4% do Yahoo e do Bing, segundo dados de novembro da empresa de medição StatCounter.
"A primeira fase da análise da Comissão [Europeia] indicou que a escala é um importante elemento para se ser um competidor efetivo no setor de publicidade atrelada a buscas", afirma o órgão executivo da UE, em comunicado.
A Comissão avalia que o acordo não vai impedir de maneira significativa a competição na Europa. Fontes tinham afirmado na semana passada que o acordo seria liberado sem restrições.
Com a aprovação das autoridades europeias, as duas companhias anunciaram que esperam completar os esforços de implementação da parceria até o final de 2010 ao menos nos EUA.
O Google abandonou seu próprio acordo de publicidade com o Yahoo! em 2008 sob pressão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário