Quatro frentes de investimentos: produtos para tablets e celulares,
mídia social, fortalecimento global e vídeos. São as apostas do "New
York Times" para manter sua relevância e fazer "jornalismo de qualidade,
mas que dê lucro".
"Afinal, somos um negócio que precisa ser rentável para ser socialmente
importante", diz o diretor-executivo do grupo, Arthur Sulzberger Jr.,
que abriu nesta segunda-feira o Digital Media Europe 2012, em Londres.
Para ele, uma das chaves do sucesso, além de manter a qualidade da
produção, é entender o quanto é preciso ir até o leitor, esteja ele onde
estiver.
"Não podemos usar as plataformas mobile apenas para distribuição, mas
devemos pensar numa forma de tornar nosso conteúdo mais relevante,
aproximado da realidade de quem o lê. Em celulares, devemos ter mapas,
geolocalizadores, permitir assistir a um jogo, comprar ingressos."
Se as mídias sociais devem ser vistas como uma forma de ganhar novos
leitores e aproximá-los do jornal, complementando a notícia e oferecendo
dados customizados, a ampliação de conteúdo global e internacional é,
segundo o executivo, um caminho para aumentar a audiência. Isso inclui
países emergentes --quanto maior a base de leitores, possivelmente maior
a fonte de receitas com novos assinantes, diz.
"É nosso foco aumentar o número de assinantes aos redor do mundo, não
apenas nos EUA", afirma, ao citar a já existente publicação semanal do
suplemento do jornal em vários países, incluindo o Brasil --a edição
circula às segundas, na Folha.
Na internet, depois dos EUA, a maior parte dos leitores são do Reino
Unido e Austrália. Nos celulares, o tráfego vem da China, Canadá, Coreia
do Sul e Japão. "Produziremos novos conteúdos com qualidade voltados ao
público internacional e economias emergentes, em suas línguas." Segundo
Sulzberger, 12% dos assinantes digitais já são de fora dos EUA.
A quarta perna da estratégia para crescer está no investimento contínuo
em vídeos, que, na verdade, contemplam as três frentes anteriores.
"Temos um grande caminho a desvendar, ainda. Sabidamente é uma das
melhores formas de obter reação da audiência, seja qual for a
plataforma."
Nenhum comentário:
Postar um comentário