segunda-feira, 16 de abril de 2012

"New York Times" mira quatro alvos para crescer

Quatro frentes de investimentos: produtos para tablets e celulares, mídia social, fortalecimento global e vídeos. São as apostas do "New York Times" para manter sua relevância e fazer "jornalismo de qualidade, mas que dê lucro".
"Afinal, somos um negócio que precisa ser rentável para ser socialmente importante", diz o diretor-executivo do grupo, Arthur Sulzberger Jr., que abriu nesta segunda-feira o Digital Media Europe 2012, em Londres.
Para ele, uma das chaves do sucesso, além de manter a qualidade da produção, é entender o quanto é preciso ir até o leitor, esteja ele onde estiver.
"Não podemos usar as plataformas mobile apenas para distribuição, mas devemos pensar numa forma de tornar nosso conteúdo mais relevante, aproximado da realidade de quem o lê. Em celulares, devemos ter mapas, geolocalizadores, permitir assistir a um jogo, comprar ingressos."
Se as mídias sociais devem ser vistas como uma forma de ganhar novos leitores e aproximá-los do jornal, complementando a notícia e oferecendo dados customizados, a ampliação de conteúdo global e internacional é, segundo o executivo, um caminho para aumentar a audiência. Isso inclui países emergentes --quanto maior a base de leitores, possivelmente maior a fonte de receitas com novos assinantes, diz.
"É nosso foco aumentar o número de assinantes aos redor do mundo, não apenas nos EUA", afirma, ao citar a já existente publicação semanal do suplemento do jornal em vários países, incluindo o Brasil --a edição circula às segundas, na Folha.
Na internet, depois dos EUA, a maior parte dos leitores são do Reino Unido e Austrália. Nos celulares, o tráfego vem da China, Canadá, Coreia do Sul e Japão. "Produziremos novos conteúdos com qualidade voltados ao público internacional e economias emergentes, em suas línguas." Segundo Sulzberger, 12% dos assinantes digitais já são de fora dos EUA.
A quarta perna da estratégia para crescer está no investimento contínuo em vídeos, que, na verdade, contemplam as três frentes anteriores. "Temos um grande caminho a desvendar, ainda. Sabidamente é uma das melhores formas de obter reação da audiência, seja qual for a plataforma."

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