O crescente mercado voltado aos pré-adolescentes está mudando o panorama
dos games on-line.
Esse público de crianças dos 8 aos 11 anos levou os produtores de
videogames a lançarem novos títulos como "World of Cars Online", da
Disney Online, e "Star Wars: Clone Wars Adventures", da Sony Online
Entertainment.
À medida em que essas crianças crescem, também passam a jogar games
on-line de sucesso, já consolidados, como "World of Warcraft", da
Blizzard Entertainment, e "Farmville", da Zynga.
Em 2007, quando a KidSay, uma empresa especializada em marketing
infantil, perguntou aos meninos com quais mundos virtuais ou jogos
on-line eles haviam mantido contato nas duas últimas semanas, 35% dos
entrevistados com idade entre os 8 e 11 anos responderam "nenhum".
Mas uma nova pesquisa da M2 Research sobre as tendências dos jogos
on-line entre as crianças constatou que agora 91% dos meninos e 93% das
meninas com idades de 8 a 11 anos estão jogando on-line regularmente.
"O número de famílias norte-americanas com acesso à Internet em banda
larga cresceu substancialmente nos últimos anos e ajudou bastante a
tornar os jogos online acessíveis a um público mais jovem" disse Wanda
Meloni, fundadora da M2 Research.
Nos últimos anos, desenvolvedoras de videogames como Sony Online
Entertainment, Electronic Arts e Disney Online se concentraram em criar
novos jogos on-line gratuitos, tais como "Free Realms", "Monopoly
Online" e "Pirates of the Caribbean Online", voltados para uma audiência
crescente de crianças conectadas.
Parece que a estratégia está dando resultados.
A Sony Online Entertainment atraiu mais de 12 milhões de jogadores para o
"Free Realms" na América do Norte e Europa em seus 16 primeiros meses e
planeja lançar o jogo no mercado chinês.
De acordo com John Smedley, presidente da Sony Online Entertainment, 46%
dos jogadores de "Free Realms" têm menos de 13 anos de idade e 75%
deles têm menos de 17 anos.
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