Um jogo que promove o aprendizado e estimula o debate em crianças,
jovens e educadores sobre informações e mitos relacionados à Aids e à
sexualidade acaba de ganhar uma nova versão com conteúdo atualizado e
formato digital.
O Zig-zaids, desenvolvido pelo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi
lançado em 1991 no formato de tabuleiro e é indicado para maiores de 12
anos.
O jogo responde a questões relacionadas à doença -como "Como o vírus da
Aids entra no corpo?", "Uma criança portadora do vírus deve frequentar a
escola?", ou "Como agir em caso de suspeita de DST?"- e pode ser
utilizado em escolas, ambiente familiar, espaços não formais de ensino,
serviços de saúde e espaços de lazer.
Disponível em português e em inglês, a versão digital do Zig-zaids
possui ainda um minidicionário com termos relacionados ao tema.
Na edição recente, há mais informações sobre diagnóstico, dados
epidemiológicos e direitos sexuais e reprodutivos de portadores de HIV. A
pesquisadora da Fiocruz, Simone Monteiro, afirma que a avaliação do
material aponta que o jogo estimula não apenas o debate, mas esclarece
dúvidas e visões equivocadas sobre temas relacionados ao ensino de
ciências naturais e orientação sexual, previstos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais.
"Constatamos que, ao invés da ênfase na ideia de fatalidade, aspectos
como prevenção, noções de solidariedade e informações sobre a ação do
HIV e do sistema de defesa do organismo foram ressaltados pelos
estudantes. Os alunos aprovaram o jogo e demonstraram grande curiosidade
pelo uso de computadores, indicando o potencial de recursos multimídias
como estratégia de ensino", completa Simone.
A assessora técnica do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do
Ministério da Saúde, Nara Vieira, que participou da avaliação do jogo
feita pelo órgão, destaca a importância de metodologias inovadoras para
abordar os temas ligados à Aids entre crianças e jovens.
"Temos que procurar alternativas criativas para tratar o tema de maneira
lúdica. Um jogo interativo como esse é fundamental para envolver o
sujeito no processo de ensino-aprendizagem", afirma.
Para baixar o jogo, clique no link.
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