A fabricante de videogames japonesa Nintendo e afirmou nesta terça-feira
(6) que não cederá às pressões para permitir relações homossexuais
entre personagens do jogo "Tomodachi Life", que simula a vida real.
O anúncio ocorreu depois de uma campanha originada por fãs nas redes
sociais para que a empresa permitisse relacionamentos entre avatares do
mesmo sexo no game.
Lançado no Japão, o jogo é um sucesso de público, especialmente entre
adolescentes. O usuário cria um personagem virtual e controla sua
rotina.
Em nota, a Nintendo disse que "nunca teve a intenção de fazer qualquer
forma de crítica social" com o produto e que "as opções de
relacionamento no jogo representam um mundo de brincadeira e não é uma
simulação da vida real", informou um comunicado divulgado pela
subsidiária da companhia nos Estados Unidos.
"Esperamos que nossos fãs encarem o "Tomodachi" como um jogo esmerado e
único, e que, em nenhum momento, tivemos a intenção de fazer qualquer
crítica social", acrescentou a nota.
No ano passado, o game já havia causado polêmica parecida. Na época, a
Nintendo anunciou que corrigiria um "erro de software" no jogo que
permitia que dois homens se casassem e tachou esse "tipo de
relacionamento" de "estranho" e de "impróprio".
A empresa planeja lançar o jogo nos Estados Unidos e na Europa em breve.
SUCESSO DE VENDAS
Lançado no ano passado, o "Tomodachi Life" já se tornou um dos jogos mais vendidos para o console portátil 3DS da Nintendo.
No game, que, por enquanto, só é vendido no Japão, o usuário escolhe
para si um personagem chamado "Mii" –avatares personalizados pelos
próprios jogadores– que habitam uma ilha virtual.
O jogador pode, então, povoar o local com "personagens Mii de família, amigos ou qualquer um em que você possa pensar".
A campanha para que a fabricante japonesa liberasse o relacionamento
entre avatares do mesmo sexo partiu do americano Tye Marini, um jovem
gay de 23 anos que mora no Estado americano do Arizona.
Ele alega que não tem acesso a "conteúdos exclusivos" do game uma vez que seu personagem não pode se casar.
"Eu quero poder me casar com o avatar Mii do meu companheiro, mas não consigo", afirmou Marini à agência de notícias AP.
"Minhas únicas opções são me casar com uma Mii do sexo feminino, ou
mudar o gênero do meu Mii ou do Mii do meu companheiro. A última
alternativa seria simplesmente não me casar. Essa escolha, no entanto,
implicaria em perder o acesso a conteúdos exclusivos que são
disponibilizados com o casamento entre dois avatares".
Segundo a AP, Marini diz que as relações homossexuais não deveriam ser
proibidas no jogo uma vez que "que os personagens deveriam representar a
vida real".
"O jogo é um retrato das suas características pessoais. Você dá nome e
personalidade ao seu avatar. Você dá voz a sua persona virtual. Mas se
são gays eles não podem se apaixonar".
A Nintendo, por outro lado, afirmou que a "opção por relações
homossexuais no jogo não fazia parte do game original lançado no Japão".
"O jogo é baseado em um mesmo código-fonte para todas as regiões fora do Japão", justificou.
A companhia afirmou que vêm "acompanhando cuidadosamente" as reações dos usuários à campanha.
"Nós continuaremos a ouvir e refletir sobre o que pensam nossos
usuários. Nós estamos usando isso como uma oportunidade para entender
melhor nossos consumidores e suas expectativas", afirmou a empresa.
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