No dia 1º de abril, Apple e Samsung voltaram para mais uma batalha nos
tribunais em relação a patentes, dois anos após o julgamento que
resultou em multa de US$ 1 bilhão à asiática (e que, posteriormente, foi
reduzida a US$ 290 milhões).
Desta vez, a Apple pedia cerca de US$ 2 bilhões pelo uso de tecnologia
proprietária em dez aparelhos da Samsung. A sul-coreana argumentava que
foi a Apple quem violara patentes em nove de seus dispositivos.
Na sexta-feira passada (3), a decisão judicial determinou em US$ 119,6
milhões a nova indenização da fabricante dos Galaxy à rival. A Apple,
por sua vez, terá de indenizar em US$ 158 mil a Samsung por infringir
uma patente sua.
Com o julgamento chegando ao final, alguns dos segredos mais bem
guardados das duas gigantes foram revelados em documentos oficiais. De
ambos os lados, a rivalidade fica clara. Veja as principais revelações:
SAMSUNG PERCEBEU QUE O IPHONE ENGOLIRIA O MERCADO
Um slide interno de 2008 mostra a percepção da Samsung em relação ao
iPhone, então na sua segunda geração. "O iPhone 3G está redefinindo a
dinâmica do mercado" é o título do documento. Ele continua: "Enquanto os
fabricantes tradicionais estão lutando pelo segmento de 'feature
phone', a Apple está o tornando obsoleto".
APPLE FICOU COM INVEJA DE PROPAGANDAS DA SAMSUNG
Em janeiro de 2013, a Apple ficou abalada por uma campanha da Samsung
que fazia piada com pessoas que fazem longas filas para comprar o
iPhone.
No dia 25, Phil Schiller, responsável pelo marketing da Apple, mandou um
e-mail para seus colegas com uma elogiosa reportagem do "Wall Street
Journal" aos anúncios. Junto uma mensagem: "Temos muito trabalho a
fazer". No dia seguinte, ele deu uma bronca na agência de publicidade da
Apple.
STEVE JOBS CLAMOU POR "GUERRA SANTA" CONTRA O GOOGLE
A raiva de Steve Jobs pelo Google é conhecida. Em um e-mail de 2010 a
seus funcionários mais próximos, ele voltou a demonstrar o sentimento.
Ao planejar o ano de 2011, ele clamou por uma "guerra santa" contra o
rival.
E completou: "Temos que competir com eles de todas as formas". No mesmo
e-mail, Jobs também constatou que o Google estava mais avançado na
tecnologia de serviços na nuvem.
TELEFONES DE TELA GRANDE ASSUSTAM A APPLE
Em abril de 2013, Phil Schiller, responsável pelo marketing da Apple,
falou em um documento interno sobre as novas preferências dos
consumidores: telefones de tela grande e dispositivos baratos.
Ele explica que 91 milhões de aparelhos com telas acima de quatro
polegadas foram vendidos —além de 159 milhões de celulares abaixo de US$
300. Na última página, crava: "Os consumidores querem aquilo que não
temos".
SAMSUNG VIU MORTE DE STEVE JOBS COMO "HORA DO ATAQUE"
Dois dias depois da morte de Steve Jobs, Michael Pennington,
vice-diretor de vendas da divisão móvel da Samsung nos EUA, escreveu um
e-mail a outros dois executivos da empresa: "[A morte] de Steve Jobs é a
nossa melhor oportunidade para atacar o iPhone".
Pennington estava insatisfeito com a repercussão que a morte do fundador
da Apple estava tendo sobre o aparelho da concorrente. Segundo ele, o
iPhone ganhou a imagem de produto superior, criado por um "passional,
incansável e perfeccionista". Para o executivo da Samsung, atacar seria a
melhor defesa.
SAMSUNG FICOU OBCECADA PELA APPLE
No final de 2011, a gigante coreana fazia planos para o ano seguinte.
Nas primeiras linhas do relatório aparece o principal objetivo: "Superar
a Apple é a prioridade número um (tudo precisa ser feito no contexto de
superar a Apple)".
O documento segue: "A ameaça da Apple é urgente e real (mais de 12,5
milhões de unidades [de iPhone] vendidas no quarto trimestre)".
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