segunda-feira, 5 de maio de 2014

App de rotas de transporte público atinge 1 milhão de usuários no Brasil

O aplicativo Moovit, que informa melhores rotas de transporte público e horários de ônibus, atingiu a marca de 1 milhão de usuários no Brasil –é o país com maior uso do serviço, que em todo o mundo possui 5 milhões de usuários.
Com informações e itinerários de dez cidades brasileiras atualmente, o Moovit possui maior concentração em São Paulo, com cerca de 400 mil usuários, e Rio de Janeiro, com 350 mil.
A companhia tem se expandido ao ritmo de disponibilizar uma cidade nova a cada dois dias. Recentemente, entraram no mapa Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).
No Brasil, o plano é expandir o serviço a todas as cidades-sede até o início da Copa do Mundo e, até o fim do ano, para todas as capitais. "Como estamos disponíveis em vários idiomas, a ideia é ajudar os turistas durante o evento", diz a israelense Amy Wyron, diretora de desenvolvimento de negócios da empresa.
"Eu posso vir da França [para o Brasil] e usar o Moovit em francês", exemplifica.
As fontes das rotas geradas pelo aplicativo são quatro: os horários pré-estabelecidos pelas empresas de ônibus; as informações de GPS dos ônibus, quando estão disponíveis; dados de usuários; e as estatísticas fornecidas com base no uso do app. "Quanto mais usuários usam, mais preciso nosso algoritmo fica", diz Amy.
Disponível para Android e iOS, o aplicativo também está sendo desenvolvido para Windows Phone.

PARCERIA
Desde o início deste mês, a Folha publica as informações de trânsito fornecidas pelo aplicativo referentes a São Paulo (folha.com/transportepublico).
Além de informar as melhores rotas de transporte público, o Moovit indica também a situação de seis importantes eixos da cidade a partir da avenida Paulista, permitindo ao usuário ter um panorama rápido da situação do transporte em São Paulo.
"É o único aplicativo que combina dados de trânsito com a localização dos meios de transporte (ônibus, trem e metrô) e com as informações da comunidade (o chamado crowdsourcing), ou seja, a localização de seus milhares de usuários em tempo real", diz o CEO da empresa, Omar Tellez.

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