O Foursquare lançará nesta semana para Android e iOS o Swarm, um
aplicativo que permite ao usuário descobrir a localização dos contatos
na rede social.
É o primeiro app que a empresa lança depois do próprio Foursquare, que
popularizou a função "check-in" em restaurantes e outros
estabelecimentos e que seguirá existindo, tanto no novo aplicativo
quanto no original.
O Swarm exibirá (se o usuário permitir) sua localização aproximada, como
o bairro. "Não acho que essa ideia seja 'creepy' [sinistra]", disse em
entrevista por telefone à Folha na semana passada o presidente-executivo
da empresa, Dennis Crowley.
"É uma maneira de as pessoas se encontrarem —e você sempre pode desligar
o compartilhamento da sua situação se não estiver a fim", diz.
Ele explica que as pessoas usam o Foursquare tanto para decidir onde vão
jantar quanto para saber o paradeiro de um contato da rede, mas que em
somente 5% das vezes o usuário quer fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
A ideia do Swarm, portanto, é focar nele o uso "social" e deixar o de
"descoberta" para o Foursquare, que concorreria de maneira mais focada
nesse segmento (que é mais lucrativo). "Um app com ideia simples sempre
pode atrair usuários em massa."
"Acho que não haverá 'canibalização', os usuários seguirão usando o
Foursquare, mas se valerão do Swarm para saber onde os amigos estão e
para se encontrar", diz.
O segmento de recomendações é mais concorrido e tem como principal
representante nos EUA o Yelp. O Foursquare vê nas informações que tem
sobre a rede de amigos do usuário uma maneira de ser a principal
ferramenta desse lucrativo segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário