O software foi desenvolvido e lançado por Ludvig Strigeus, engenheiro de software do Spotify. Conhecido também pelo apelido Ludde, ele também é responsável pela criação do uTorrent, entre outros softwares.
O cliente foi promovido pelo próprio Spotify, embora não seja um produto oficial. A empresa cita o Spotiamp como "um pequeno tributo para honrar o grande legado do Winamp".
Para funcionar, o cliente requer um login com uma conta Premium do Spotify, que permite reproduzir playlists, buscar músicas, escutar rádios com um recurso nativo, reproduzir músicas aleatoriamente, fazer streaming pelo Shoutcast e brincar com o equalizador, o que o aplicativo de Windows do Spotify não permite nativamente. Até mesmo é possível utilizar os plugins de visualização do Winamp original.
O Winamp, no entanto, ainda possui algumas chances remotas para continuar existindo. Existe rumores de que a AOL, que possui os direitos do software, poderia chegar a um acordo para vendê-lo para a Microsoft. Outra alternativa é a abertura do código para que a própria comunidade mantenha o serviço funcionando, mas isso é apenas um pedido dos usuários, e não há indicação de que a empresa tenha a intenção de tomar esta medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário