segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Snowden aceitaria asilo no Brasil, mas não o trocaria por informações

O delator da espionagem americana a vários países, entre eles o Brasil, Edward Snowden, disse em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, que concordaria em se mudar da Rússia para o Brasil, mas descartou aceitar um eventual acordo para trocar o asilo político por informações sigilosas.

"Uma concessão de asilo deve ser sempre uma decisão puramente humanitária", afirma Snowden. "Eu nunca vou cooperar com ninguém fora do devido sistema legal (...) não estou em posição para ajudar os senadores brasileiros que estão procurando por respostas para perguntas muito importantes", complementou ao acrescentar que não espera este tipo de atitude do governo brasileiro.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Swowden tem interesse em pedir asilo permanetente às autoridades brasileiras, mas a possibilidade foi rechaçada pela presidente Dilma. O rumor surgiu após a publicação de uma carta ao povo brasileiro na qual o ex-técnico da CIA sugere estar em busca de um novo local para morar, já que seu direito de permanecer na Rússia vai expirar na metade de 2014.

Petição

Uma campanha online iniciada na semana passada por David Miranda, namorado do jornalista que publicou as denúncias de Edward Snowden, pede que o governo brasileiro conceda asilo ao delator. O documento já se aproxima das 70 mil assinaturas, entre as 75 mil que pretende obter para oficializar o pedido à presidente Dilma.

Nenhum comentário: