sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Samsung diz que iPhone foi baseado em desenhos da Sony; veja imagem

Surge mais um capítulo da novela acerca das patentes da Apple e da Samsung. Desta vez, os advogados da empresa coreana estão acusando a companhia de Steve Jobs de ter copiado conceitos de design da japonesa Sony ao desenvolver o iPhone.
"O design 'revolucionário' do iPhone deriva dos desenhos de um competidor --a Sony", lê-se no documento, feito público e apresentado para uma corte de San Jose, na Califórnia.
Imagem de um documento da Samsung utilizado em processo contra a Apple. A empresa sul-coreana diz que o iPhone teria sido inspirado em desenhos da japonesa Sony
Os advogados dizem que, em 2006, foi designada a Shin Nishibori, da Apple, a função de criar um dispositivo "como o da Sony": "sem botões ou ornamentos em excesso, que coubesse na mão, retangular e com uma tela e com cantos arredondados."
O responsável por apresentar os conceitos da Sony a Steve Jobs e ao designer Jonathan Ive foi o executivo da Apple Tony Fadell, à época responsável pelos iPods.
Após análises internas, o design "estilo Sony" ganhou força dentro da empresa, em detrimento de outras vertentes que eram cogitadas para o desenvolvimento do que viria a ser o iPhone.
A Samsung também teria se baseado no design da Sony para criar seus telefones, segundo o documento.
"A Apple, que vendeu seu primeiro iPhone 20 anos depois de a Samsung iniciar seus esforços em telefonia móvel, usou os exatos mesmos conceitos de design --licenciados sob domínio público-- que a Samsung emprestou dos concorrentes, como a Sony."

Nenhum comentário: