A partir desta quarta-feira (27), se uma ligação de celular for
interrompida por qualquer motivo e o cliente fizer uma nova chamada em
até dois minutos, ela será considerada continuação da primeira.
A regra vale para usuários de todas as operadoras de telefonia móvel, em
ligações tanto para telefones fixos quanto celulares, sem limite de
chamadas sucessivas --desde que refeitas entre os mesmos números de
origem e de destino no intervalo máximo de 120 segundos.
Para quem paga valor fixo por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só e apenas a primeira será cobrada.
Para quem paga a ligação por tempo, o tempo de todas as chamadas sucessivas será somado e será feita uma única cobrança.
A decisão foi publicada pela Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) em 27 de novembro, vale para todos os planos
oferecidos por todas as operadoras e entrou em vigor hoje.
TIM INFINITY
A medida foi criada pela superintendência de serviços móveis da Anatel e
fazia parte dos planos da agência que regula o setor de
telecomunicações no país para minimizar os prejuízos aos clientes das teles, que reclamam da baixa qualidade do serviço.
Ela foi divulgada uma semana após ter vindo à tona relatório que acusava a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity , no qual o usuário é cobrado por ligação --e não por tempo.
RELATÓRIO
Segundo o documento, a Anatel monitorou todas as ligações da operadora
entre março e maio de 2012, em todo o Brasil, e comparou as quedas das
ligações de clientes do plano Infinity com os "não Infinity".
A conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as
chamadas de usuários do plano". O relatório apontava que o índice de
queda de ligações no plano Infinity era quatro vezes superior ao dos
demais usuários.
R$ 4,3 MILHÕES POR DIA
"Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a
assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações]
entre duas modalidades de planos", dizia o relatório.
Um cálculo feito mostrava que as quedas geraram faturamento extra de R$
4,3 milhões à operadora em apenas um dia. Segundo o relatório, a
operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações em 8 de março.
DEFESA DA OPERADORA
Durante as investigações, a TIM informou que a instabilidade de sinal
era "pontual" e "momentânea". Ela citou dados fornecidos à própria
Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de
chamadas --as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da
agência.
A Anatel disse que a TIM alterou a base de cálculos e excluiu do
universo de ligações milhares de usuários com problemas para dizer que
seus indicadores estavam dentro do exigido.
INVESTIGAÇÃO INDEPENDENTE
Em 12 de novembro, três meses após a denúncia, a operadora informou oficialmente ao mercado que uma avaliação independente contratada pela empresa não indicou "formas propositais ou intencionais" para desconexões de suas chamadas móveis.
A avaliação realizada pela Ericsson constatou que a taxa de queda de
chamadas em 8 de março foi de 2,09%, "em linha com o resultado de 2,04%
gerado internamente pela TIM". O dado foi confirmado pela consultoria
independente PwC (PricewaterhouseCoopers).
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