As investigações sobre o possível monopólio da companhia se concentram, principalmente, em saber se a empresa classifica os resultados da pesquisa para favorecer os próprios negócios, se ela aumenta as taxas de cobrança de anúncios publicitários para os concorrentes, e se usa seu controle sobre o Android para desencorajar fabricantes de smartphones e aplicativos rivais.
As análises do motor de busca estão acontecendo desde o início de 2010. Três empresas europeias acusaram o Google de praticar o truste, dominando o mercado global de busca e propaganda no universo online, sem deixar espaço para que concorrentes cresçam e se desenvolvam. Uma das empresas é o site italiano Ciao!, que promove a comparação de preços de produtos, e que foi comprado em 2008 pela Microsoft - rival do Google no mercado de buscas.
Na Itália, o Google já sofreu acusações de truste vindas de publishers de jornais, que afirmam que a empresa dominou o mercado fazendo com que o cenário publicitário não queira mais investir em outras mídias. E na Alemanha e França, reclamações parecidas também rondaram os tribunais.
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