Os smartphones estão provocando um sério congestionamento nas redes
mundiais de dados para aparelhos móveis e os governos precisam agir
rapidamente para garantir o crescimento da banda larga sem fio, afirmou o
chefe da União Internacional de Telecomunicações (UIT), nesta
sexta-feira (11).
Aparelhos como o iPhone da Apple consomem cinco vezes mais dados que
celulares tradicionais, reduzindo a capacidade da banda de atender os
usuários em muitos locais, disse o secretário-geral da UIT, Hamadoun
Toure.
Embora operadoras tenham investido bilhões para modernizar e ampliar a
capacidade, assim como a performance das redes, há congestionamentos de
dados em Nova York, Londres, San Francisco e outros locais.
"Ainda vemos usuários frustrados por terem que enfrentar problemas
sérios com indisponibilidade das redes", afirmou Toure em um comunicado,
reinvindicando maior planejamento nacional.
O número de smartphones em uso mundialmente deve chegar a 2 bilhões em
2015, sendo que hoje já operam 500 milhões deles, de acordo com a UIT,
agência norte-americana sediada em Genebra.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou planos de
expandir a internet sem fio de alta velocidade para 98% dos
norte-americanos e liberar mais espaço nos espectros das redes sem fio
durante a próxima década.
Segundo dados do UIT, somente 98 países têm planos para a questão da
banda larga, embora 90 por cento do mundo já tenha algum tipo de sinal
para aparelhos móveis,
Por enquanto, as operadoras estão lidando com o problema penalizando
usuários que consomem muita banda, entre outras medidas, afirmou o UIT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário