A Apple está lançando um serviço de assinatura de conteúdo digital
voltado para revistas, jornais, vídeos e músicas comprados por sua loja
on-line iTunes App Store.
Donos de conteúdo podem definir o preço e a duração da assinatura, o que
marca uma ruptura em relação ao sistema anterior baseada em "banca de
jornal" em que cada edição de uma revista, por exemplo, poderia ser
comprada separadamente.
A Apple vai processar todos os pagamentos e ficar com 30% da receita.
Mas a companhia vai permitir que os donos de conteúdo vendam assinaturas
digitais em seus sites, pelos mesmos preços cobrados na App Store.
Nesse caso não haverá compartilhamento de receita.
"Nossa filosofia é simples, quando a Apple gera um novo assinante, a
empresa ganha parcela de 30%, quando o produtor traz um novo assinante
ou usuário existente, ele fica com 100 por cento e a Apple não ganha
nada", afirmou em comunicado o presidente-executivo da Apple, Steve
Jobs.
Pelo novo sistema, os consumidores decidem o nível de informação que
fornecem aos produtores de conteúdo quando fazem a assinatura dos
produtos. Como essas informações serão usadas ficará a cargo dos
produtores.
A decisão de lançar um serviço amplo de assinaturas surge semanas depois
que a Apple se aliou à News Corp para lançar o "The Daily", a primeira
publicação com assinatura disponível na iTunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário