A Research in Motion, fabricante do celular inteligente BlackBerry,
lançará seu tablet Playbook em versões para dois outros padrões de rede
sem fio de alta velocidade no segundo semestre de 2011, anunciou a
empresa.
A decisão de oferecer o Playbook em versões compatíveis com as
tecnolgias LTE e HSPA+ garante acesso às mais avançadas redes de dados
sem fio do mundo, incluindo todas as operadoras de telefonia móvel da
América do Norte.
A primeira versão do Playbook, com Wi-Fi e Bluetooth --mas sem conexão
com rede celular--, vai sair em março e a operadora de telefonia móvel
norte-americana Sprint Nextel vai lançar uma versão do aparelho para sua
rede WiMAX a partir da metade do ano.
Mas alguns analistas estão impacientes diante do cronograma da RIM para o
PlayBook, que foi anunciado em setembro e ingressará em um mercado
crescente, mas já dominado pelo Apple iPad. O produto da RIM vai
concorrer por atenção com tablets de rivais como Samsung, Motorola
Mobility e Hewlett-Packard.
"É como muitas das coisas sobre o PlayBook: temos de começar a vê-las, é
preciso levá-las ao mercado", disse Colin Gillis, analista da BGC
Partners. "Houve mais conversa que produto. Quando o aparelho tiver
saído, o iPad 2 já estará à venda."
A versão Wi-Fi do PlayBook poderá se conectar ao BlackBerry existente do
usuário e obter acesso aos dados do aparelho e sua conexão sem fio, mas
isso pode dar às operadoras pouco incentivo para subsidiarem ou
venderem o PlayBook agressivamente.
As redes High Speed Packet Access (HSPA+) são usadas por AT&T e
T-Mobile nos Estados Unidos e pela Rogers, BCE e Telus no Canadá. As
redes Long Term Evolution (LTE) são um padrão totalmente IP que a
Verizon Wireless e outras operadoras começam a empregar.
Ambas as tecnologias foram concebidas para transportar grandes volumes
de dados, o que é necessário para streams de vídeo e downloads de
arquivos volumosos em velocidades rápidas.
A RIM também anunciou ainda a aquisição da Gist, uma empresa de redes
sociais empresariais, por montante não revelado, para tentar reforçar
sua posição diante da Apple, do Google Android e da parceria
recentemente anunciada entre Nokia e Microsoft, no competitivo mercado
de telecomunicações móveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário