A LiMo, unidade da Fundação Linux que visa produzir um sistema
operacional para aparelhos móveis, espera se beneficiar da parceria
entre Microsoft e Nokia. O acordo entre as duas empresas pode incentivar
fabricantes menores de smartphones a buscar plataformas alternativas de
software, disse o diretor da LiMo nesta segunda-feira.
A adaptação do sistema operacional da Linux para smartphones começou a
ganhar impulso com a ascensão do Android, do Google, à liderança nos
rankings mundiais do último trimestre, favorecida por uma variedade de
modelos de muitos fabricantes.
"Com a Microsoft e a Nokia em parceria e o Android ficando cada vez mais
popular, outras fabricantes precisarão buscar outras formas de evitar o
colapso irreversível de suas margens, como o que atingiu os fabricantes
de PCs", afirmou o diretor da LiMo, Morgan Gillis.
A LiMo, uma fundação sem fins lucrativos, espera se beneficiar de seu
foco em software, se destacando junto às operadoras por ter maior
conhecimento sobre desenvolvimento de programas. Porém, ela precisou se
esforçar para ganhar ampla adoção fora do Japão.
O mercado para plataformas de software em celulares foi liderado pelo
Symbian, da Nokia, durante uma década. Sua posição foi enfraquecida pela
entrada da Apple no mercado em 2007, com o iPhone, culminando no
anúncio da Nokia, na semana passada, de que a fabricante adotaria o
Windows Phone, da Microsoft, como sua plataforma primária.
"A nova parceria irá beneficiar muito a Microsoft, embora haja grande
risco de que os fabricantes que já trabalham com o Windows Phone se
sintam prejudicados", disse Gillis.
"Também é, claramente, um grande negócio para a Nokia, mas a empresa não tinha muitas outras opções à vista", disse.
Nesta segunda-feira a LiMo revelou uma nova versão de sua plataforma,
que deve chegar ao mercado por meio de telefones vendidos no segundo
semestre de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário