O presidente da Telefónica, César Alierta, afirmou nesta terça-feira que
2011 será muito importante para os acordos entre operadoras de rede e
de conteúdos e para o avanço do mundo digital.
Alierta discursou na sessão de abertura oficial das conferências do
Mobile World Congress, realizado na cidade espanhola de Barcelona.
O presidente da Telefónica assinalou à imprensa que este é o congresso
mais importante realizado até agora, já que "pela primeira vez se
abordaram todos os problemas da indústria a longo prazo para concretizar
o mundo digital".
O executivo assegurou que existe consenso que "todos temos que
contribuir de uma forma simétrica para impulsionar o mundo digital, de
modo que estejamos em igualdade de condições".
Segundo sua opinião, as autoridades têm que fomentar a concorrência e a
abertura, que é o que os consumidores querem, para que todos os atores
do mundo digital contribuam aos custos do sistema.
Nesse sentido, o presidente da Telefónica acrescentou que há conversas e que este ano será fundamental para fechar acordos.
O Mobile World Congress constitui um cenário propício para o diálogo
entre os líderes das grandes operadoras e provedores de conteúdos na
internet que se reúnem anualmente.
NOVOS MODELOS
Em seu discurso, Alierta advogou por novos modelos de negócio onde a
cooperação entre os diferentes agentes da indústria é essencial.
Acrescentou que é preciso estreitar laços com provedores de conteúdos
para garantir o crescimento e a sustentabilidade do ecossistema global
da internet, que requer um novo mundo e uma nova economia digital.
A abertura foi seguida pela apresentação de Robert Conway, responsável
da organização GSMA, que destacou que há 400 milhões de conexões de alta
velocidade móvel HSPA no mundo, 100% mais que em 2009.
Além disso, disse que já há 18 redes da nova tecnologia de quarta
geração LTE funcionando no mundo e existem 184 operadores com planos
para implantar essa tecnologia de banda larga.
O chefe-executivo da Telecom Italian, Franco Bernabè, moderou uma
mesa-redonda na qual participaram o presidente da Telefónica e os
chefes-executivos da Vodafone, Vittorio Colao; de AT&T, Randall
Stevenson; de América Móvil, Daniel Haij, e da China Mobile, Wang
Jianzhou.
Todos coincidiram em assinalar a explosão do mundo digital e a
necessidade de encontrar fórmulas para conseguir rentabilidade dos novos
produtos.
O presidente da Telefónica e o chefe-executivo da Vodafone insistiram na
necessidade que se adote uma regulação mínima que preze pela
concorrência e o investimento.
Alierta destacou o papel que desempenham os operadores de
telecomunicações, que se situam no centro do cenário como plataforma que
permite oferecer os serviços que se demandarão no novo mundo digital.
Acrescentou que estes são já os principais contribuintes ao investimento
e ao emprego nessa indústria, e que o novo desafio será enfrentar com
uma estratégia de alianças e cooperação com o resto dos agentes do
setor.
O presidente da Telefónica assinalou, também, que o desenvolvimento das
redes de nova geração Y a melhora das já existentes são a chave para
garantir o crescimento futuro da indústria e que as estimativas dos
analistas indicam que os operadores investirão 90 bilhões de euros
(cerca de US$ 121,6 bilhões) entre 2010 e 2014 em redes fixas e móveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário