O Departamento de Estado dos Estados Unidos começou a escrever neste
domingo mensagens em farsi no site de microblogs Twitter, para
dirigir-se aos iranianos e insistir na necessidade de que o Irã permita
que sua população se manifeste de forma pacífica e livre, como no Egito.
No lançamento de sua nova conta no Twitter, @USAdarFarsi, os Estados
Unidos evocaram "o papel histórico" que as redes sociais tiveram para os
iranianos nos protestos, após as eleições presidenciais de 2009.
"Queremos nos unir a vocês, às suas conversas diárias", escreve o
Departamento de Estado em uma mensagem.
Os Estados Unidos também acusaram no domingo as autoridades iranianas de
hipocrisia, já que saúdam a revolta egípcia e ao mesmo tempo proíbem a
realização de protestos antigovernamentais em seu território.
Nesta segunda-feira, milhares de pessoas tentavam se reunir em
diferentes regiões do centro de Teerã no início da tarde, apesar de a
polícia e as forças de ordem tentarem impedi-las, segundo testemunhas e
vários sites de oposição.
O farsi é a língua oficial no Irã e um dos idiomas oficiais de Afeganistão e Tadjiquistão.
Após dias de pressão popular, o ditador Hosni Mubarak abandonou o
governo do Egito na sexta-feira (11), após passar quase 30 anos no
poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário