O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu na quinta-feira
(10) seu plano para levar internet de alta velocidade a 98% da população
do país, com o argumento de que ele é necessário para que a economia
prospere no futuro.
Em discurso em Marquette, no estado de Michigan, o governante americano
defendeu a necessidade de o país dispor de infraestruturas adaptadas aos
desafios do século 21.
Se o país quer criar novos postos de trabalho e novas empresas, "devemos
contar com as melhores redes de comunicações e de transporte do mundo",
declarou Obama.
Segundo ele, atualmente um terço dos lares do país não dispõe de acesso à internet de alta velocidade.
O investimento no acesso à internet e em trens de alta velocidade são
duas propostas que Obama apresentou no discurso sobre o Estado da Nação
em 25 de janeiro.
Segundo o presidente, o investimento em infraestruturas e educação é
imprescindível para que o país não perca sua posição de liderança
mundial.
No entanto, suas propostas enfrentam sérias dificuldades no Congresso,
onde a oposição republicana, que controla a Câmara de Representantes, é a
favor de um drástico controle do gasto público para enfrentar o deficit
fiscal.
Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira, o deficit fiscal americano aumentou US$ 50 bilhões no mês passado.
O deficit para o ano fiscal atual poderia alcançar US$ 1,5 trilhão, segundo cálculos do Escritório de Orçamentos do Congresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário