A vontade de combater as filas na hora de sair da balada fez com que
quatro estudantes do curso de ciências da computação da UFPE
(Universidade Federal de Pernambuco) desenvolveram o MobiClub (mobiclub.com.br), sistema de pagamentos pelo celular que evita a passada no caixa ao final da festa.
"Passávamos em média 30 minutos para ser atendidos na saída das boates. A
partir daí começamos a pensar em um produto que evitasse as filas",
contam, em e-mail coletivo, Bruno Inojosa, Danilo Torres, Tiago Canto e
Tiago Leite, que cuidam do projeto.
"Com o amadurecimento do projeto, percebemos que o MobiClub poderá ser
útil não só nas boates, mas também em restaurantes, estacionamentos,
etc."
O sistema funciona assim: o usuário entra no estabelecimento e informa
seu númerde telefone a um funcionário. Quando for a hora da saída, ele
acessa o sistema desenvolvido pelo grupo, que já está conectado ao
estabelecimento, visualiza sua conta em aberto, escolhe a forma de
pagamento e o pagamento será confirmado. A saída do usuário estará
liberada em seguida.
Após o pagamento, a nota fiscal é enviada em formato eletrônico para o e-mail do usuário.
O MobiClub ainda é um protótipo, mas, segundo a equipe, os testes feitos
em restaurantes e boates mostraram que o sistema é viável. "Ainda
faltam alguns detalhes de segurança, para garantir que não haja fraude."
EXPANSÃO
Os meninos ainda são modestos em relação à expansão do projeto. Segundo
eles, cada tipo de estabelecimento tem um processo de pagamento próprio
e, em alguns deles, não é tão fácil evitar a passagem pelas filas.
"Ainda é necessário um pouco mais de estudo de algumas tecnologias",
ressaltam.
De início, o sistema deve ser implantado apenas em bares, restaurantes e
boates, mas, depois, será possível evoluir rapidamente para
estacionamentos, praças de alimentação e cinemas, segundo eles. A longo
prazo, o MobiClub deve chegar às lojas de roupas e supermercados,
informa a equipe.
A estimativa de implantação do sistema é ainda para 2011. "Estamos
trabalhando para que ele esteja pronto já no primeiro semestre."
Os alunos da UFPE foram recompensados pelo seu esforço na última Campus
Party, sediada em São Paulo, quando receberam um prêmio de R$ 100 mil em
um concurso de invenções.
Eles também ganharam o de ter um mentor que os ajude a adaptar o produto ao mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário