Já pensou em sair de casa sem sua carteira? Inconcebível para alguns, a
ideia vai tomando contornos possíveis com o surgimento de novas
tecnologias. Agora, quem assume os pagamentos é o seu celular.
E um dos representantes da nova concepção de carteira eletrônica será o
próximo iPhone, segundo rumores publicados em sites especializados em
tecnologia.
Especula-se que a quinta versão do smartphone da Apple será compatível
com a tecnologia NFC (Near Field Communications), que funciona como uma
espécie de sistema de rádio e permite a troca de dados entre aparelhos a
curta distância.
Na prática, o usuário aproximará seu iPhone de um leitor de dados para pagar sua conta ao sair de uma loja.
O mercado de pagamentos feitos com o celular já engatinha há um tempo.
Estimativas da consultoria Juniper Research mostram que os valores de
bens físicos e digitais que as pessoas irão comprar com o uso de seus
celulares deve chegar a US$ 200 bilhões em 2012. A previsão dos
analistas é a de que o NFC se torne a tecnologia dominante nos
pagamentos móveis.
NO BRASIL
Quem quer usar seu celular pra fazer pagamentos móveis no Brasil já tem várias opções.
A MoIP, por exemplo, tenta solucionar aquela situação chata em que
alguém esquece o cartão na hora do almoço. Por meio da carteira virtual
da empresa, é possível enviar e receber dinheiro de qualquer outra
pessoa diretamente do celular.
O pagamento com celular também pode acabar com o problema de ter que
fornecer números de cartão de crédito para empresas. O Banco do Brasil
lançou, em 2008, o Visa Mobile Pay, que permite que o usuário forneça
apenas seu número de telefone para que o lojista faça a transação.
A avançada tecnologia NFC também já está em período de testes no Brasil.
Visa, Banco do Brasil, Bradesco e Cielo cuidam de um projeto piloto do
Visa Pay Wave, presente em 15 localidades brasileiras. A tecnologia
permite o pagamento com a aproximação física do smartphone.
Durante os testes, a tecnologia funciona no modo pré-pago. "Você coloca
um determinado valor no seu aparelho e vai gastando", explica Sérgio
Donato Chrystal, gerente-executivo do Banco do Brasil. Segundo ele,
ainda é preciso formar uma massa de vendedores e clientes interessados
no uso da tecnologia. "Também é preciso adaptar as lojas", afirma.
Os aparelhos que fazem o teste da tecnologia têm que ter a
compatibilidade com o NFC em seu chip e uma antena, que transmite o
sinal ao terminal que fica na loja, explica Percival Jatobá,
diretor-executivo de produtos da Visa do Brasil. "É como se fosse um
bilhete único [cartão usado para o pagamento de ônibus e metrô em São
Paulo]", conta Jatobá.
O chip compatível com a NFC é personalizado com as informações bancárias do usuário para possibilitar o pagamento.
A Mastercard também faz testes com pagamentos móveis -um projeto piloto
está sendo colocado em prática na cidade de São José dos Campos, no Vale
do Paraíba.
Segundo a empresa, as lojas que aceitam o pagamento móvel estarão
sinalizadas. Para quitar sua conta, o usuário inicia o processo de
pagamento por meio de um aplicativo no celular.
Nesse período inicial, a empresa está focando a iniciativa em dois
serviços básicos: a recarga de telefones da operadora Vivo e os
pagamentos de alguns estabelecimentos selecionados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário