A adoção de um sistema on-line para o aprendizado infantil permite aos
alunos melhorarem suas habilidades para a escrita de maneira notável,
segundo o resultado de um estudo realizado na Suíça nos últimos três
anos divulgado nesta terça-feira (12).
A principal conclusão é que as crianças que tiveram acesso ao sistema
--no qual podiam ler, escrever e conversar livremente-- aprenderam a
escrever seus textos de maneira mais interessante para o leitor, e
inclusive com melhor ortografia.
O estudo foi dirigido pelo professor Hans-Jakob Schneider, da Escola de
Estudos Sociais do noroeste da Suíça. A equipe de docentes trabalhou com
724 crianças entre sete e dez anos (num total de 44 turmas) de três
diferentes cantões do país (Argóvia, Zurique e Basileia), divididas em
dois grupos.
Os alunos do primeiro grupo tiveram de se inscrever no sistema on-line,
enquanto os do segundo grupo não tinham acesso algum e escreviam seus
textos no papel.
O que se observou é que a experiência no sistema on-line permitiu às
crianças melhorar sua linguagem narrativa, habilidade que desenvolveram
muito melhor que as do segundo grupo após os três anos que durou a
experiência, financiada pelo Fundo Nacional Suíço (FNS), organismo
público que promove a pesquisa científica.
Os professores detectaram que as diferenças eram particularmente
significativas nas "marcas linguísticas visíveis" do texto, pois as
crianças que trabalharam com a plataforma on-line usavam mais conjunções
temporais, como "primeiramente" e "em seguida".
Além disso, faziam uso de frases ou palavras que reavivavam a atenção do
leitor, como "de repente", enquanto seus adjetivos e verbos tinham mais
a ver com as emoções. Em suma, seus textos eram mais atrativos que os
do grupo que escrevia em papel.
A pesquisa determinou que a razão disso era que, no grupo que usou
internet, os alunos tentavam envolver mais o leitor, queriam que o texto
fosse atraente e podiam deduzir --ao observar os textos que eram mais
lidos no sistema-- o que mais podia chamar a atenção do leitor.
Diferente do que se poderia pensar, a ortografia deste grupo não ficou
pior, mas pelo contrário, o que é louvável sobretudo quando se leva em
conta que os professores não corrigiam o que escreviam no sistema.
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