De olho no crescimento do uso de redes sociais, as corretoras e os bancos aproveitam para oferecer novos serviços nessas plataformas. A estratégia é aumentar a interação, elevando o nível de informação dada e recebida de novos e antigos clientes.
Nas rede sociais, essas instituições conseguem divulgar produtos e serviços e, ao mesmo tempo, aferir a receptividade dos consumidores.
Inovações como o homebroker no Facebook e um simulador da Bolsa --feito em parceria com corretoras no site de relacionamentos-- servem para atrair clientes potenciais e agradar àqueles que já contratam os serviços das instituições.
A Spinelli Corretora lançou, no início deste mês, o FaceBroker, que permite que o cliente compre e venda ações e confira saldo e cotações em tempo real, dentro de sua página no Facebook.
"Percebemos que muitos clientes já interagiam conosco por meio do site. Então pensamos: se eles estão buscando conteúdo, por que não permitir que eles operem?", afirma Rodrigo Puga, responsável pelo homebroker.
Em 15 dias, a ferramenta ganhou 400 adeptos. A meta é bater 1.000 até dezembro.
SIMULADOR
Outro aplicativo no Facebook que tem atraído os interessados em investir é o Dosh, simulador do mercado de ações criado pela empresa de software Zukfab e operado em parceria com as corretoras Icap e Ativa. Lançado em abril, o game tem hoje mais de 35 mil usuários.
De acordo com Paulo Levy, diretor da corretora, a ideia é formar novos investidores, com dados e simulações. E, claro, atrair clientes.
Foi o caso do consultor de TI César Fagundes, 30, que era cliente de uma corretora de banco quando começou a usar o Dosh e mudou para a Icap ao conhecer seus serviços por meio do aplicativo.
Ele diz que o programa é ideal para quem ainda não opera com ações. "Ele te dá uma boa noção do mercado, o que é bom para quem está começando. Quando comecei, não tinha nada disso, então dei muita cabeçada."
COMPARTILHAR
Outra novidade, que será lançada hoje pela XP Investimentos, é a possibilidade de os clientes compartilharem suas ordens de compra e venda de ações com seus amigos no Twitter e no Facebook.
"A essência da rede social é compartilhar o que você está fazendo. E muitas pessoas que investem em ações gostam de falar sobre isso", afirma Bruno de Paoli, diretor de marketing da corretora.
Com as inovações ainda em desenvolvimento, porém, a grande função das páginas dessas instituições no Twitter, no Facebook e no YouTube é a de informar.
Para a BM&FBovespa, a atuação nessas redes foi criada dessa forma. "Queremos nos aproximar do público e também esclarecer as pessoas sobre o mercado", diz Renata Martins, gerente de internet da Bolsa.
"Colocamos conteúdo e monitoramos o que as pessoas estão dizendo, mesmo que elas não enviem uma mensagem direta."
A ação faz parte da estratégia da Bovespa de atrair 5 milhões de investidores até 2015. Para a Bolsa, a forma de fazer isso é informar sobre o mercado de ações.
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