quinta-feira, 4 de março de 2010

Google leva carro estilizado à Cebit e convence Alemanha sobre Street View

No afã de lançar ainda neste ano o serviço Street View na Alemanha, o Google levou três carros estilizados para a Cebit 2010, maior feira de tecnologia do mundo, em Hannover. Quem esperava o lançamento de algum serviço por parte da empresa de Mountain View se frustrou.
Ainda assim, a gigante das buscas fez questão de convocar uma conferência de imprensa e frisar que seu serviço não viola a intimidade dos cidadãos. Ao que parece, funcionou.
Estamos resolvendo problemas específicos. Trabalhamos, por exemplo, em uma ferramenta que apontará algumas casas que não devem aparecer", explicou Lena Wagner, porta-voz da marca no país.
O Google é alvo de críticas por supostamente violar a privacidade das pessoas. Na Alemanha, a diplomacia da empresa esbarra em uma sociedade especialmente sensível em relação ao direito ao anonimato --o país tem larga experiência em abusos nessa seara, do regime nazista à polícia secreta comunista, a Stasi.


As câmeras do Google estão fotografando ruas germânicas há mais de um ano. Neste tempo, centenas de alemães se prontificaram em dizer que não querem suas casas aparecendo na web.
"Recebemos cartas de mais de 1.000 pessoas desde junho de 2009", disse Wagner.
Tal qual acontece em outros países, o Street View também deve embaçar rostos e placas de carros. Em muitos lugares, no entanto, a ferramenta de reconhecimento falhou, deixando escapar a identidade de algumas pessoas.
Ainda assim, os esforços diplomáticos do Google na Cebit surtiram efeito. A própria chanceler do país, Angela Merkel, deu sua benção para o Street View. Segundo ela, "aqueles que consideram [o Street View] uma invasão de sua esfera privada podem fazer uso do direito de objeção".

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